Unidade 2.1Conduzido pelo Espírito ao deserto
Lucas 4 · Leitura 1 · Catena Aurea

Conduzido pelo Espírito ao deserto

Palavra

1Jesus, cheio do Espirito Santo, partiu do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto,

2onde esteve quarenta dias, e foi tentado pelo demônio. Não comeu nada nestes dias; passados eles, teve fome.

3Então o demônio disse-lhe: "Se és filho de Deus, diz a esta pedra que se converta em pão."

4Jesus respondeu-lhe: "Está escrito: O homem não vive só de pão (Dt 8, 3)."

Evangelho de São Lucas 4, 1–4 — ler o capítulo inteiro ›

Convite à leitura

Não foi o tentador que levou Cristo ao deserto — foi o Espírito Santo. Há aridez que Deus permite, há fome que Deus quer. A primeira tentação ataca por uma necessidade legítima: pão. E Cristo responde com a Escritura, não com milagre. Aprendemos aqui que a Palavra de Deus alimenta antes do pão — e que o jejum é caminho, não castigo.

Vozes dos Padres

Teofilacto de Bulgária
séc. XI

Jesus depois do Batismo é tentado, indicando-nos que, depois que formos batizados, as tentações nos espreitam; donde se diz: "Mas Jesus, cheio do Espírito Santo, regressou do Jordão".

São Cirilo de Alexandria
séc. V

Outrora Deus disse: "Não permanecerá o meu espírito nestes homens, porque são carne"; mas quando fomos enriquecidos com a regeneração pela água e pelo Espírito, fomos feitos participantes da natureza divina pela participação do Espírito Santo. O Primogênito entre muitos irmãos foi o primeiro a receber o Espírito, Ele que também é o doador do Espírito, para que também a nós chegasse por meio d'Ele a graça do Espírito Santo.

São Cirilo de Alexandria
séc. V

Eis que se fez entre os atletas Deus ordenando os combates, naquele que coroa as frontes dos santos.

Teofilacto de Bulgária
séc. XI

Como se dissesse: A natureza humana não se sustenta só com pães; antes, a palavra de Deus é suficiente para nutrir toda a natureza humana. Assim foi alimentado o povo israelita, recolhendo maná durante quarenta anos, e alegrando-se com a presa das aves. Por disposição divina, Elias teve corvos como seus provedores; Eliseu alimentou seus companheiros com ervas silvestres.

São Cirilo de Alexandria
séc. V

Ou, de outro modo. Nosso corpo terreno é nutrido com alimentos terrenos; mas a alma racional é vigorizada pelo Verbo divino para a boa disposição do espírito: pois o corpo não alimenta nossa natureza incorpórea.

Orígenes de Alexandria
séc. II–III

Quando, portanto, lês que Jesus estava cheio do Espírito Santo, e está escrito nos Atos sobre os Apóstolos que foram cheios do Espírito Santo, vê não julgues serem os apóstolos iguais ao Salvador: pois como quando dizes que estes vasos estão cheios de vinho ou óleo, não afirmas logo que estão cheios com igual medida; assim Jesus e Paulo estavam cheios do Espírito Santo, mas o vaso de Paulo era muito menor que o de Jesus, e, no entanto, ambos estavam repletos segundo sua própria medida. Tendo, pois, recebido o Batismo, o Salvador, cheio do Espírito Santo, que sobre Ele havia descido do céu em forma de pomba, era conduzido pelo Espírito: porque todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus; mas Este era propriamente o Filho de Deus, acima de todos.

Beda, o Venerável
séc. VII–VIII

Para que ninguém duvidasse por qual espírito foi conduzido ou impelido para o deserto, como dizem os outros Evangelistas, São Lucas acrescentou oportunamente: "E era conduzido pelo Espírito no deserto durante quarenta dias", para que não se pensasse que o espírito imundo tivesse algum poder contra Aquele que, cheio do Espírito Santo, fazia tudo o que queria.

Padre Grego
séc.

Se, porém, dispomos nossa vida por nosso próprio arbítrio, como é que Ele era arrastado contra sua vontade? Aquilo que é dito "era conduzido pelo Espírito", tem este sentido: espontaneamente Ele levou uma vida espiritual, para oferecer oportunidade ao tentador.

São Basílio
séc. IV

Pois não provocando o inimigo com palavras, mas incitando-o com obras, Ele busca o deserto: porque o Diabo se deleita no deserto, não suporta estar nas cidades, entristece-se com a concórdia dos cidadãos.

Santo Ambrósio
séc. IV

Ele era, portanto, conduzido para o deserto com o propósito de provocar o Diabo: pois se aquele não tivesse combatido, este não teria vencido por mim; por mistério, para libertar do exílio aquele Adão que foi expulso do Paraíso para o deserto; por exemplo, para nos mostrar que o Diabo tem inveja de nós quando tendemos às coisas melhores, e que então deve-se ter mais cautela para que a enfermidade da mente não perca a graça do mistério; de onde segue: e era tentado pelo Diabo.

São Gregório Magno
séc. VI

Nosso inimigo, contudo, não conseguiu abalar com a tentação a mente do Mediador entre Deus e os homens. Pois Ele dignou-se a suportar as tentações exteriormente, de tal modo que sua alma interiormente, permanecendo unida à divindade, manteve-se inabalável.

Orígenes de Alexandria
séc. II–III

Jesus foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias; e quais foram as tentações não sabemos; as quais talvez por isso foram omitidas, porque eram maiores do que poderiam ser transmitidas por escrito.

São Basílio
séc. IV

Ou o Senhor permaneceu por quarenta dias sem ser tentado; pois o Diabo sabia que Ele jejuava e não tinha fome, e por isso não ousava aproximar-se; donde segue: e nada comeu naqueles dias: jejuou, de fato, mostrando que, para aquele que deseja preparar-se para as lutas das tentações, a sobriedade é necessária.

Santo Ambrósio
séc. IV

São três as coisas que contribuem para a utilidade da salvação humana: o sacramento, o deserto e o jejum. Ninguém é coroado a não ser aquele que lutou legitimamente; e ninguém é admitido à luta da virtude, a menos que, primeiramente purificado de todas as manchas dos delitos, seja consagrado com o dom da graça celestial.

São Gregório Magno
séc. VI

Ele jejuou, de fato, por quarenta dias, não comendo nada: pois Ele era Deus; nós, porém, regulamos nosso jejum proporcionalmente às nossas possibilidades, embora o zelo aconselhe alguns a progredir além do que podem.

São Basílio
séc. IV

Mas, no entanto, não se deve usar a carne de tal modo que, pela falta de alimento, seu vigor natural seja enfraquecido; nem de maneira que o intelecto seja conduzido ao entorpecimento extremo por meio do excesso de debilitação. Por isso, nosso Senhor realizou isto uma só vez, mas durante todo o tempo seguinte governou seu corpo com a devida ordem; e do mesmo modo fizeram Moisés e Elias.

São João Crisóstomo
séc. IV

Muito prudentemente foi feito que no jejum não excedesse o número deles; a saber, para que não se pensasse que tinha vindo apenas aparentemente, ou que não tivesse recebido verdadeira carne, ou que fosse de natureza além da humana.

Santo Ambrósio
séc. IV

Reconheceis o número místico de quarenta dias: pois lembrais que durante tantos dias as águas do abismo foram derramadas, e por meio de um jejum santificado de tantos dias, mostrou a clemência de um céu mais sereno restaurado, por tantos dias de jejum Moisés mereceu receber a lei, por tantos anos estabelecidos no deserto, os pais conseguiram o pão dos Anjos.

Santo Agostinho
séc. IV–V

Este número é um sacramento deste tempo laborioso, no qual sob a disciplina do rei Cristo lutamos contra o Diabo. Pois este número significa a vida temporal: os tempos dos anos correm em ciclos de quatro, e quarenta contém quatro vezes dez; além disso, estes mesmos dez são completados pelo número que progride sucessivamente de um até quatro; o que demonstra que o jejum de quarenta dias, isto é, a humilhação da alma, foi consagrado tanto pela lei e pelos profetas por meio de Moisés e Elias, quanto pelo Evangelho através do próprio jejum do Senhor.

São Basílio
séc. IV

Mas, porque não ter fome está acima da natureza humana, o Senhor assumiu a paixão da fome, indicando que ela não é pecado, e concedeu, quando quis, à natureza humana padecer e agir o que lhe é próprio; donde segue: e consumados aqueles dias, teve fome, não forçado pela necessidade que governa a natureza, mas como que provocando o Diabo para o duelo. Pois, percebendo o Diabo que onde há fome, há fraqueza, aproxima-se para tentar; e como inventor de tentações, persuadia a Cristo, que padecia fome, a satisfazer o apetite com pedras; donde segue: Disse-lhe, pois, o Diabo: Se és Filho de Deus, dize a esta pedra que se converta em pão.

Santo Ambrósio
séc. IV

Somos ensinados principalmente que são três os dardos do Diabo, com os quais costuma armar-se para ferir a mente do homem: um da gula, outro da jactância, o terceiro da ambição. Assim começou por onde já havia vencido, isto é, com Adão. Aprendamos, portanto, a evitar a gula, a evitar a luxúria, porque é um dardo do Diabo. Mas o que significa tal discurso: "se és Filho de Deus", senão que ele havia conhecido que o Filho de Deus haveria de vir, mas não pensava que viesse com esta enfermidade do corpo? Uma coisa é explorar, outra é tentar: por isso professa crer n'Ele como Deus, e tenta enganá-Lo como homem.

Orígenes de Alexandria
séc. II–III

Rogado pelo filho, o pai não dá uma pedra no lugar do pão, mas este, como adversário enganador e falaz, dava pedra em vez de pão.

São Basílio
séc. IV
Persuadia-lhe a saciar o apetite com pedras, isto é, mudar o desejo do alimento natural para aqueles que existem contrários à natureza.
Orígenes de Alexandria
séc. II–III

Penso também que até hoje o diabo mostra uma pedra, para exortar a cada um a falar: diz que esta pedra se torne pão. Se vieres os hereges comerem a mentira de seus dogmas como se fosse pão, sabe que sua palavra é a pedra que o diabo lhes mostra.

São Basílio
séc. IV

Mas Cristo, dissipador das tentações, não afasta da natureza a fome, pelo que segue: e respondeu a ele Jesus: está escrito que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus.

São Gregório Magno
séc. VI

A virtude, então, não se alimenta de pão, nem por meio de carnes a alma mantém-se saudável e vigorosa, mas com outros banquetes é sustentada e aumentada a vida sublime. A nutrição do homem bom é a castidade, seu pão é a sabedoria, seu alimento é a justiça, sua bebida é o estado impassível, seu deleite é o bem saber.

Santo Ambrósio
séc. IV

Vês, portanto, de que tipo de armas Ele se serve, com as quais defende o homem contra os ataques da maldade espiritual e os incitamentos da gula: pois não usa de seu poder como Deus – que proveito teria isto para mim? – mas como homem recorre ao auxílio que nos é comum, para que, atento ao alimento divino da leitura, despreze a fome do corpo e obtenha o alimento da palavra: pois quem segue a palavra não pode desejar o pão terreno, visto que as coisas divinas são indubitavelmente superiores às humanas. Ao mesmo tempo, quando diz que "não só de pão vive o homem", mostra que foi o homem que foi tentado, isto é, nossa natureza que Ele assumiu, não sua divindade.

Para a sua oração

Em que desertos Deus tem conduzido você? Quando falta o pão — o dinheiro, a saúde, o reconhecimento —, o que sai primeiro da sua boca: a queixa ou a Palavra?

Oração

Senhor Jesus, que jejuaste quarenta dias para vencer por nós aquilo em que Adão caiu: ensina-me a não viver só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Quando a fome do corpo ou da alma apertar, que eu vença pela tua Palavra, e não pela minha vontade. Amém.

Desafio

Pratique hoje um pequeno jejum voluntário — de comida, de redes sociais, de uma bebida ou hábito que te consola. No momento em que sentir a falta, em vez de ceder, recite de memória (ou releia) o versículo: 'O homem não vive só de pão'. O objetivo não é a proeza; é descobrir o que o desconforto revela.